Pular para o conteúdo principal

Contrabaixo | Módulo 2


NEOJIBA

Sobre o Curso

Curso de Contrabaixo 2 do NEOJIBA Sem Fronteiras, visa o aprimoramento técnico e musical através do repertório tradicional e de novos arranjos elaborados pela equipe de Professores e Integrantes do Programa NEOJIBA.

Pré-requisitos

Noção de leitura de partitura, técnica de arco, postura e fôrma de mão esquerda.

Conteúdos programático

1- Arco e Pizzicato.
2- Sons Harmônicos.
3- Staccato.
4- Barroco.
5- Clássico.
6- Ligadura com Pestana.
7- Staccato, Marcato e Martelato.
8- Vibrato no Grave.

Coordenador do Curso

Course Staff Image #1

Francisco Alves

Coordenador Pedagógico de Contrabaixo do NEOJIBA

Nasceu na cidade de Iguatu/CE, estudou contrabaixo na Escola de Música Eleazar De Carvalho de Iguatu/CE com Francisco Daniel. Ingressou no NEOJIBA em 2011, Orquestra Juvenil da Bahia participando em Turnês Nacionais e Internacionais.
Bacharel em Contrabaixo pela UFBA com Ricardo Bessa, Participou em importantes concertos com a Orquestra sinfônica da Bahia. Teve formação complementar com André Geiger e Pino Onnis.
Atuou como Professor de Contrabaixo no XVI Festival Internacional Eleazar de Carvalho – Fortaleza/CE 2014 e Professor de Contrabaixo e música de câmara no Festival de Música Ágio – Crato/CE (2013 e 2014).
Em 2020, participou do Intercâmbio entre o NEOJIBA e a HEM de Genebra na classe de Alberto Bocini.

Instrutora

Course Staff Image #1

Rebeca Furtado

Instrutora de Teixeira de Freitas

Rebeca é Instrutora do programa NEOJIBA e Professora Substituta da Universidade de Brasília.
Iniciou no contrabaixo aos 14 anos na Casa de Música de Ouro Branco com os professores: Daniel Figueiredo, Alberto Fernandes, Valdir Claudino.
Graduada em Contrabaixo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (B.A.)com o Prof. Valdir Claudino, possui também Mestrado em música pela Universidade de Iowa nos Estados Unidos (M.A.) e Doutorado em Música (D.M.A.) com área secundária em Musicologia ambos com o Prof. Volkan Orhon.
Atuo com a Orquestra Ouro Preto, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Waterloo-Cedar Falls Symphony Orchestra e Quincy Symphony Orchestra, em 2019 foi finalista para a Diversity Fellowship em Cincinnati CSO/CCM.

Instrutora

Course Staff Image #1

Marcelle Ramaccotte

Coordenadora do Núcleo Cidade Sol - Jequié

Natural de Barra do Rocha, Bahia, iniciou aos 12 anos com o violino e aos 15 no contrabaixo.No programa NEOJIBA participou do Coro Juvenil, Orquestra Castro Alves e Orquestra Juvenil da Bahia
Em 2018, foi chefe de naipe da Orquestra Juvenil na turnê pela Europa. Acompanhou grandes solistas como Ricardo Castro, Marta Argerich, Midori Goto, Maxim Vengerov, Colin Currie e Jean Yves Thibaude.
Em 2017 fez intercâmbio para a Haute école de musique de Genève, participando de concertos com a orquestra da HEM, teve aulas com Alberto Bocini e no Institute Jaques-Dalcroze.
Atualmente cursa Licenciatura em Música no Centro Universitário Claretiano e Coordenadora do Núcleo de Prática Musical ‘Cidade Sol’ em Jequié-BA.

Instrutor

Course Staff Image #1

Thiago Azeredo

Instrutor de Vitória da Conquista

Thiago Azeredo Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, estudou contrabaixo no projeto Orquestrando a vida em Campos dos Goytacazes-Rj. Com a Orquestra Mariuccia Iacovino participou de Turnês internacionais por Portugal, Bolívia e Nova Iorque, participou de seminários com maestros fundadores do El Sistema.Teve aulas com e masteclass com os professores: Thibault Delor, Catalin Rotaru, André Geiger e Max Herbert.

Professor da Academia de Contrabaixo do NEOJIBA

Course Staff Image #1

André Geiger

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Paulistano, atuou como Contrabaixo Solo da Orquestra Sinfônica Brasileira e Assistente da Orquestra Sinfônica de Barcelona/Nacional de Catalunha. Trabalhou na Ópera de Mannheim (Nationaltheater-Orchester), na Alemanha. Como músico convidado, apresentou-se com a Orquestra de Câmara Mahler, Orchestre de la Suisse Romande, Sinfônica da Galícia, Orquestra do Festival de Lucerna e Osesp. Iniciou com Max Ebert na Escola Municipal de Música de São Paulo. Como bolsista da Fundação Vitae, foi aluno de Rainer Zepperitz na Universidade de Artes de Berlim, na Alemanha, onde prosseguiu com Christoph Schmidt na Escola de Música e Artes Performáticas de Mannheim, e com Petracchi no Conservatório de Genebra - Suíça.

PROMS - Programa de Capacitação em Prática e Ensino Musical de Excelência

Course Staff Image #1

Talita Felício

Orquestra Juvenil da Bahia

Começou seus estudos de Contrabaixo aos 11 anos de idade no projeto estrelas musicais no Nordeste de Amaralina.
Aos 14 ingressou no programa Neojiba na Orquestra Castro Alves e em seguida ingressou na Orquestra Juvenil da Bahia.
Na Orquestra Juvenil da Bahia, participou de Concertos com diversas personalidades da música de concerto e da música popular do Brasil em salas de renome no Brasil (Sala São Paulo, Sala Minas Gerais e Teatro Castro Alves), e na Europa (Suiça, Itália e França), sendo integrante da atual e única orquestra Brasileira a se apresentar na Philarmonie de Paris.
Atualmente é aluna de Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia.

PROMS - Programa de Capacitação em Prática e Ensino Musical de Excelência

Course Staff Image #1

Breno Gama

Orquestra juvenil da Bahia

Breno Gama iniciou sua carreira com a música aos 11 anos estudando violão, logo após estudou percussão na banda mirim do Olodum, fez parte Coro do Neojiba onde adquiriu experiências durante 1 ano.
Iniciou seus estudos de Contrabaixo aos 16 anos com a professora Yaiza Prieto, fez parte da Orquestra Castro Alves e logo após da a Orquestra Juvenil da Bahia. Participou de diversos concertos com grandes personalidades da música Brasileira como Mateus Aleluia, Saulo Fernandes, Daniela Mercury e Caetano Veloso. Participou da turnê internacional com a Oquestra Juvenil, onde tocou nos mais renomados teatros da Europa.

PROMS - Programa de Capacitação em Prática e Ensino Musical de Excelência

Course Staff Image #1

Bella Lorram

Orquestra Juvenil da Bahia

Bella Loram, estudante na Universidade Federal da Bahia, bacharelando em Contrabaixo com o Dr.Ricardo Bessa.
Pratica voz e violão desde os seis anos de idade, com influência do seu pai. Iniciou seus estudos de Contrabaixo com 16 anos no Programa NEOJIBA.
ingressou na Orquestra Castro Alves e em seguida na Orquestra Juvenil da Bahia, que permitiu novas experiências em palco e concertos com a pianista Martha Argerich e Ricardo Castro.
Participou da Turnê Europa em 2018, com experiências sonoras de diferentes salas e teatros como: Teatro Regio (Torino), Auditório Stravinsky (Montreux),Victoria Hall (Genebra), Teatro Filarmônico de Verona, Philharmonie de Paris.

  1. Número do curso

    ACBX02
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    Total de 30h
Inscrever-se