Pular para o conteúdo principal

Violino | Módulo 2


NEOJIBA

Sobre o Curso

No curso de violino do NEOJIBA sem Fronteiras abordaremos a técnica do instrumento. Tomando sempre por base o repertório instrumental violinístico e utilizando a música como ponto de partida para aprender alguns pontos fundamentais na execução do violino. Você terá acesso na plataforma a todo material didático necessário para o aprendizado das peças a serem praticadas como partituras, vídeos, dicas de como estudar e questões teóricas sobre os conteúdos que estão sendo trabalhados de forma prática.

Pré-requisitos

Para entrar neste curso você precisa:
- Ter feito o volume 1 do Método Shinichi Suzuki ou o Módulo 1 do NEOJIBA sem Fronteiras de Violino.
- Conhecer as escalas de Sol maior, Lá maior e Ré maior em uma oitava na primeira posição.
- Saber tocar a escala e arpejo de Sol maior em duas oitavas na primeira posição.
- Conseguir tocar duas, três e quatro notas no mesmo arco.
- Saber ler partitura e ter o instrumento para praticar.

Conteúdo Programático

- Anacruse e legato
- Distribuição de arco e legato articulado
- Introdução ao Vibrato
- Modulação
- Introdução ao trinado
- Extensão
- Meia posição
- Revisão

Coodenador do Curso

Course Staff Image #1

Guilherme Teixeira

Coordenador Pedagógico de Violino do NEOJIBA

Pernambucano, iniciou seus estudos musicais no Projeto Suzuki, projeto desenvolvido pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Entre 2000 e 2002 foi aluno do professor Ademar Rocha (PB) na classe de violino do CPM. Entre 2008 e 2013 foi membro da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), onde tocou sob a regência dos maestros Fábio Mechetti,Antoni Wit, Emil Tabakov, Christopher Warren-Green e acompanhou solistas como Gilberto Gil, Fábio Zanon, Miriam Fried, Antonio Menezes, Hélène Grimaud e Gil Shaham. Atuou como Spalla de 2010 à 2018 na YOBA (Youth Orchestra of Bahia) principal formação do Programa NEOJIBA. Nesse período acompanhou solistas como Maria João Pires, Lang Lang, Colin Currie, Shlomo Mintz, Maxim Vengerov, Midori Goto e Martha Argerich. Realizou vários concertos no Brasil, Turnês nos Estados Unidos e Europa em salas como Queen Elizabeth Hall (Londres), Royal Festival Hall (Londres), Victoria Hall (Genebra), Konzerthaus (Berlim), Auditorium Stravinski (Montreux-Suiça), Sala Verdi – Conservatório Giuseppe Verdi (Milão), Santa Cecilia Hall (Roma) e Philharmonie de Paris. Atualmente atua como Coordenador Pedagógico de Violino do NEOJIBA e Licenciado em Música pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL.

Instrutora

Course Staff Image #1

Caroline Abreu

Instrutora de Cordas Agudas e Iniciação Musical de Feira de Santana

Iniciou os estudos musicais em 2004 no Seminário de Música do CUCA em Feira de Santana (BA) sob a orientação da professora Neide Aparecida e posteriormente com a professora Ana Lúcia Moda. Em 2008 ingressou no Curso de Bacharelado em Música na UFBA estudando violino com o professor Dr. Alexandre Casado, com quem aprimorou os estudos de técnica do violino durante um ano e meio. Em 2011 assumiu as turmas de violino iniciantes do Seminário de Música (CUCA) e auxiliou a coordenação das atividades do Grupo de Câmara do CUCA/UEFS. Em 2014 ingressou na Orquestra Juvenil de Feira de Santana (NEOJIBA) onde foi Spalla, monitora de linguagem musical e Instrutora Musical. Atuou como Coordenadora do Núcleo NEOJIBA de Feira de Santana de 2016 a 2019. Licencianda em Música (UNEB) e Especializada em Musicoterapia (FAC). Hoje atua como Coordenadora pedagógica – Cordas Agudas do Núcleo Territorial do NEOJIBA em Feira de Santana.

Instrutor

Course Staff Image #1

Filipe Mota

Instrutor de Cordas Agudas de Teixeira de Freitas

Felipe Mota iniciou seus estudos no violino em um projeto na cidade de Manaus, com os professores Bjarne e Lilian Pereira. E posteriormente com a Analu Moda no CUCA em Feira de Santana. Em 2007 ingressou na Orquestra Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, onde participou de concertos em Recife e turnês pelo nordeste. Em 2010 ingressou na Orquestra Juvenil da Bahia do projeto NEOJIBA, participando de concertos no Brasil e seis turnês internacionais, algumas delas como chefe do naipe de 2° violino. Nesse período dividiu palco com grandes solistas como: Martha Argerich, Lang Lang, Emmanuele Baldini, Maria João Pires, Maxim Vengerov, entre outros. Durante o ano de 2013, foi integrante como da Orquestra Sinfônica da Bahia e desde 2015 ministra aulas de violino e viola no projeto Orquestrando Futuros do ICED (Instituto de Cultura, Ensino e Desenvolvimento) em Teixeira de Freitas-BA no qual desde 2019 é um dos Núcleos Territoriais do NEOJIBA.

Instrutor

Course Staff Image #1

Mateus Reis

Instrutor de Cordas Agudas de Jequié

Mateus Henrique Sousa dos Reis, é natural de Vitória da Conquista e iniciou os estudos musicais em 2014 com os professores Gilberto Joaquim e Rainan Sena. Logo após, foi membro da Orquestra Conquista Sinfônica, sob regência do maestro João Omar de Carvalho Mello, onde aprimorou seus estudos de violino. Em 2016 fez o curso técnico em música pelo Conservatório Brasileiro de Música / Unidade Tijuca, sob orientação da pianista Vanilda Freitas. Foi professor de violino por 4 anos no Conservatório de Música de Vitória da Conquista e promoveu ações de prática musical em projetos sociais na cidade. No NEOJIBA em 2017, foi integrante e monitor no Núcleo Conquista Criança. Já em 2018 e 2019, foi monitor do PROCEC, Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo, sob tutoria da equipe pedagógica do NEOJIBA. Atualmente é Instrutor de Cordas Agudas no Núcleo de Prática Cidade Sol, em Jequié -BA.

Instrutor

Course Staff Image #1

Ledison Blanco

Instrutor de Cordas Agudas de Vitória da Conquista

É Venezuelano. Tem uma trajetória como violinista, regente de orquestra e licenciado em educação musical pela Universidade Experimental das Artes da Venezuela (UNEARTES). Atualmente é professor de cordas agudas do Núcleo Territoriais do NEOJIBA em Vitória da Conquista. Violinista clássico, profissional de reconhecidas Orquestras Juvenis e Profissionais da Venezuela como Juvenil Teresa Carreño, Juvenil de Chacao e a Orquestra Sinfônica Municipal de Caracas. Foi o diretor geral e musical do Núcleo Baruta e fundador do Núcleo Santa Cruz Del Este em Caracas Venezuela.

  1. Número do curso

    AVLN02
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas

  4. Dedicação estimada

    Total de 30h
Inscrever-se